COMÉRCIO ELETRÔNICO E LOGÍSTICA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Leonardo Henrique dos Santos
  • Marcos Henrique Fontoura da Silva
  • Selma Maria da Silva
  • Simone Maria de M. Mesquita

Palavras-chave:

E-commerce, Logística, Fulfillment

Resumo

Com os avanços tecnológicos cresce exponencialmente o número de transações realizadas por meio do comércio eletrônico - electronic commerce, ou simplesmente ecommerce..O fulfillment é uma solução de logística para o e-commerce e compreende toda a operação
logística, desde o recebimento do pedido na loja virtual ou marketplace - (smart picking), emissão da Nota Fiscal, separação do pedido, conferência, embalagem (packing), emissão de etiquetas, checkout, expedição para a transportadora, trackings do pedido (rastreio do pedido ou monitoramento) e seus envio ao consumidor, até a efetiva entrega ao consumidor (BEEX LOGISTICS). Nesse sentido, esta pesquisa buscou responder as seguintes questões: o que é fulfillment? Como funciona essa operação na logística interna da empresa? O objetivo geral da
pesquisa é descrever as operações de fulfillment em uma pequena empresa virtual. Os objetivos específicos são: caracterizar a empresa investigada; descrever as etapas de fulfillment em suas operações internas; identificar as vantagens e desvantagens de realizar essas operações pela própria empresa. O fulfillment, por ser uma operação logística voltada para o e-commerce, ainda é um tema relativamente novo, com poucas produções
acadêmicas, sinalizando a importância de discutir o assunto.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)