LIVROS DIDÁTICOS E PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Maria Abadia Cardoso
  • Raquel Furtunato Silva

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro didático, Pedagogia, Formação de professores

Resumo

A presente proposta de pesquisa surge de indagações realizadas sobre o uso do livro didático nas aulas, especificamente na disciplina de História. Tema bastante dialogado na comunidade acadêmica, especialmente na análise da importância de construir um conhecimento histórico sólido, capaz de comunicar com as diferentes áreas do conhecimento e vise o diálogo e o pensamento crítico das crianças, durante seus primeiros anos escolares no Ensino Fundamental I. Nesta etapa do ensino, os profissionais da educação responsáveis por articular, produzir e divulgar o saber histórico são os professores com formação em Pedagogia. Os desafios são vários diante do processo de formação continuada que contemple o campo da História, pois observa-se que o professor, formado nesta área, precisa buscar novas técnicas, estratégias de ensino, conhecimento teórico sobre assuntos que abarcam o conhecimento histórico especificamente. Diante dessas proposições postas ao professor regente, faz se necessário refletir sobre a sua prática e as suas atividades com o uso do livro didático como um aliado ao processo de ensino-aprendizagem. Em diversos contextos, o livro didático é o único recurso do professor para elaborar suas atividades de ensino. Por isso, diante de inúmeras questões já existentes e dadas sobre o uso do livro didático, ainda há inquietações a serem postas para reflexões futuras concernentes à formação e atuação docente. Dentre esse conjunto é possível nos questionar: Como o conhecimento histórico é produzido e compartilhado durante a primeira fase do Ensino Fundamental? Quais os desafios para a construção do conhecimento histórico nesta etapa? Em seus processos formativos, como o/a professor/a é instigado a usar o livro didático de História? Essas inquietações apresentadas constituirão caminhos investigativos para uma abordagem a respeito dos desafios do ensino de História nas séries iniciais. Sobressai dos estudos sobre a temática a importância de pensar o ensino de história nas séries iniciais voltado para o cotidiano do aluno e de sua realidade social. Portanto, fica o desafio quanto ao que ensinar, quais saberes históricos seriam selecionados e sugeridos e de que forma produzir sentido sobre os mesmos conteúdos.

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Publicado

2025-07-11