ENSINO DE HISTÓRIA E LIVROS DIDÁTICOS: DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NAS COLEÇÕES “OLHARES DA HISTÓRIA BRASIL E MUNDO” (2016) E DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS HUMANAS”(2020)
Palavras-chave:
Livro Didático de História, Ditadura Civil-Militar, Base Nacional Comum Curricular, História, Ensino de HistóriaResumo
A pesquisa intitulada “Ensino de história e livros didáticos: Desafios para o ensino de história do tempo presente nas coleções “Olhares da História Brasil e Mundo” (2016) e “Diálogos em Ciências Humanas” (2020) coloca em análise o impacto que a reforma do novo Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem no tratamento do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). O referido recorte temático justifica-se não somente por estar relacionado ao tempo presente, mas, fundamentalmente, por se constituir como um campo interpretativo em disputa. Arena está que a História como disciplina escolar cumpre um papel importantíssimo para a formação histórica.