ENSINO DE HISTÓRIA E LIVROS DIDÁTICOS: DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE NAS COLEÇÕES “OLHARES DA HISTÓRIA BRASIL E MUNDO” (2016) E DIÁLOGOS EM CIÊNCIAS HUMANAS”(2020)

Autores

  • Gabrielle Ozano da Silva Santos ifg@ifg.edu.br
  • Maria Abadia Cardoso maria.cardoso@ifg.edu.br

Palavras-chave:

Livro Didático de História, Ditadura Civil-Militar, Base Nacional Comum Curricular, História, Ensino de História

Resumo

A pesquisa intitulada “Ensino de história e livros didáticos: Desafios para o ensino de história do tempo presente nas coleções “Olhares da História Brasil e Mundo” (2016) e “Diálogos em Ciências Humanas” (2020) coloca em análise o impacto que a reforma do novo Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trazem no tratamento do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). O referido recorte temático justifica-se não somente por estar relacionado ao tempo presente, mas, fundamentalmente, por se constituir como um campo interpretativo em disputa. Arena está que a História como disciplina escolar cumpre um papel importantíssimo para a formação histórica.

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Publicado

2024-05-16

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