LEITURAS E INTERPRETAÇÕES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: LIVROS DIDÁTICOS, USOS DE FONTES E LINGUAGENS
Palavras-chave:
saberes escolares, prática docente, livros didáticos, linguagensResumo
Os saberes escolares são oriundos da dinâmica entre os demais. Assim, dialogam com os saberes disciplinares, uma vez que as questões teóricas e metodológicas da História dão tonalidades específicas à abordagem sobre teoria/prática e ensino/pesquisa; ao mesmo tempo, constituem-se frente aos saberes curriculares e seus impactos culturais e políticos na definição do que se deve ou não se deve ensinar e colocam-se também nos saberes da experiência como produto da vivência/apropriação de professores e alunos em torno dos atos de aprender e de ensinar. Ao se atentar para a dimensão epistemológica e histórica dessa correlação, justifica-se a proposta do projeto de pesquisa “Leituras e interpretações da experiência docente: livros didáticos, usos de linguagens em sala de aula, abordagens da dimensão temporal e os desafios da aprendizagem em História”. O eixo central da pesquisa é compreender como os professores “veem esse processo, que aspectos são por eles mais valorizados? Qual é, para eles, o significado do ensino de História?” (MONTEIRO, 2001, p. 119) No que se refere à uma demanda acadêmica, o objetivo é contribuir com os debates sobre o campo multifacetado e complexo do Ensino de História. Todavia, como não existe uma forma de legitimar um tema de pesquisa dissociado de sua dimensão temporal, a necessidade de refletir sobre a atuação docente faz-se cada dia mais necessária, especialmente num momento histórico em que o trabalho do professor segue indagado em termos de legitimidade. É justamente sobre esse aspecto que esta pesquisa, ao se voltar para a experiência docente, procurou investigar o modo como a autorreflexão dos professores da rede pública de Goiânia permite compreender suas experiências no trato com a disciplina História, em específico a investigação sobre os usos do livro didático e linguagens em sala de aula, as noções de tempo histórico e aprendizagem em História, sendo estes os motes investigativos do projeto.