O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS

Autores

  • Sarah Rocha de Macedo Alves Universidade Federal de Jataí
  • ELIZABETH GOTTSCHALG RAIMANN Universidade Federal de Jataí

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a gestão democrática da educação como diretriz importante para a educação nacional e para a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). O objetivo desenvolveu-se em desfiar como a gestão democrática se fez presente no contexto de elaboração e implementação da Lei do Plano Municipal de Educação de Jataí/GO e na meta 19, que trata da gestão democrática. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental e o referencial teórico elucidou a compreensão da categoria gestão democrática presente nos registros da equipe técnica e do grupo gestor na elaboração do documento base do PME e na Lei do PME. Como resultados tem-se que a participação democrática dos representantes da sociedade Jataiense na elaboração do documento base do PME de Jataí deixou registrado os anseios da população para uma educação de qualidade. Contudo, o princípio da racionalidade financeira, presente na gestão municipal, levou a retrocessos na educação municipal, limitando-se na atuação naquilo que é de sua obrigação por lei. Apesar da gestão democrática ser enfatizada ao longo da lei e ressaltada nas estratégias da meta 19, as ações para a gestão democrática ainda estão aquém do que se espera e se projetou no PME.

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Publicado

29.12.2023

Como Citar

ROCHA DE MACEDO ALVES, S.; GOTTSCHALG RAIMANN, E. O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 305–316, 2023. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/1096. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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