ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO-CIENTÍFICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO ENERGIA
Resumo
Este recorte apresentado do Produto Educacional (PE), organização didática, tem sua origem a partir da pesquisa de mestrado, intitulada: O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais da didática desenvolvimental. A pesquisa parte da seguinte questão: como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada pela lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia? O objetivo do Produto Educacional é materializar uma proposta de ensino para os anos finais do Ensino Fundamental na área da Ciências da Natureza sobre o conceito energia, com embasamento nos referenciais teóricos da didática desenvolvimental. Esta investigação pautou-se, enquanto metodologia, no experimento didático-formativo e nos procedimentos, observações e registros em sala de aula e entrevistas semiestruturada. Por fim, destacamos os desafios na organização da aprendizagem desenvolvimental e as evidências do desenvolvimento do pensamento teórico-científico durante o processo do Produto Educacional.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 0 pdf downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anais da Semana de Licenciatura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.