ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO-CIENTÍFICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO ENERGIA

Autores

  • André Luiz Fernandes Oliveira oliveira.fernandes@estudantes.ifg.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Jataí
  • Paulo Henrique de Souza paulo.souza@ifg.edu.br
    IFG - Câmpus Jataí

Resumo

Este recorte apresentado do Produto Educacional (PE), organização didática, tem sua origem a partir da pesquisa de mestrado, intitulada: O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais da didática desenvolvimental. A pesquisa parte da seguinte questão: como a teoria do ensino desenvolvimental, pautada pela lógica dialética, pode desencadear o desenvolvimento do pensamento teórico científico a partir do conceito energia? O objetivo do Produto Educacional é materializar uma proposta de ensino para os anos finais do Ensino Fundamental na área da Ciências da Natureza sobre o conceito energia, com embasamento nos referenciais teóricos da didática desenvolvimental. Esta investigação pautou-se, enquanto metodologia, no experimento didático-formativo e nos procedimentos, observações e registros em sala de aula e entrevistas semiestruturada. Por fim, destacamos os desafios na organização da aprendizagem desenvolvimental e as evidências do desenvolvimento do pensamento teórico-científico durante o processo do Produto Educacional.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

LUIZ FERNANDES OLIVEIRA, André; HENRIQUE DE SOUZA, Paulo. ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO-CIENTÍFICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO ENERGIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 480–487, 2025. Disponível em: http://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3030. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física