INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO OU SABER: O QUE É VEICULADO PELA INDÚSTRIA CULTURAL?

Autores

  • Sinara Rosa Carvalho e Silva UFG/Campus Jataí

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica a respeito da temática da indústria cultural, cujo objetivo era de refletir a respeito das veiculações da mesma, de modo a compreender se se dão como informações simplesmente, ou se são lançadas como possibilidade de conhecimento ou saber. Inicialmente o texto aborda o conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento de 1947. Como mecanismo ideológico manipulador, a indústria cultural inculca valores e ideais através das informações que veicula, conduzindo os homens num decurso de permanente engano. Num segundo momento tratou-se da distinção entre informação, conhecimento e saber apresentada por Denis de Rougemont. Segundo o autor informação não é saber, e apenas este tem como finalidade a melhoria da condição da vida humana. A discussão final discorre sobre a possibilidade dos homens alcançarem o saber num contexto de crescente desenvolvimento da tecnologia. Em um diálogo estabelecido entre Adorno, Horkheimer e Rougemont entende-se que o acúmulo de informações pode significar uma ameaça a condição humana.

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Publicado

23.03.2023

Como Citar

ROSA CARVALHO E SILVA, S. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO OU SABER: O QUE É VEICULADO PELA INDÚSTRIA CULTURAL?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 246–257, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/152. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da educação, políticas e gestão