PONTOS DE VISTA DE GÊNEROS NO PONTO DE VISTA DA OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Leandro Silva Bezerra UFG

Resumo

Imbuídos da missão de contribuir para a melhoria do conhecimentoe aprimoramento da escrita de alunos de escolas públicas brasileiras,o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social vem realizando ações de formação de professores bem como um concurso de produção de texto, qual seja,Olimpíada de Língua (OLP) Portuguesa Escrevendo o Futuro. Para tal,em 2008, foi distribuído um material composto por seqüências didáticas para os professores com orientações para a produção de textos acerca do tema O Lugar onde vivo, nos gêneros 1) poesia (quarta e quinta séries ou quinto e sexto anos), 2) memórias (sétima e oitava séries ou oitavo e nono anos), e 3) artigo de opinião, para a segunda e a terceira séries do ensino médio.Não obstante a babel teórica entre gêneros textual e gênerosdo discurso, o caderno do professor para o terceiro gênero, intitulado Pontos de vista (GAGLIARDI; AMARAL, 2008), incorporaambas nas suas referências bibliográficas ao utilizar oposicionamento tanto de Bakhtin (1992; 2003) quanto de Marcuschi (2002;2008). Diante disso, este trabalho verifica e discute as concepções de gêneros adotadas e diluídas nesse material com vistas a entender se o trabalho proposto é a produção de um dado gênero textual ou de um gênero do discurso.

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Publicado

23.03.2023

Como Citar

SILVA BEZERRA, L. PONTOS DE VISTA DE GÊNEROS NO PONTO DE VISTA DA OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 258–260, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/153. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem