PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA E NO TRABALHO: PARA ALÉM DE UMA NARRATIVA LITERÁRIA

Autores

  • Carlos Daniel Rodrigues de Sousa r.carlos@estudantes.ifg.edu.br
    IFG
  • Rita Rodrigues de Souza rita.souza@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza maria.souza@ifg.edu.br
    IFG

Resumo

O presente resumo expandido traz resultados de uma pesquisa de iniciação científica, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, intitulada Flores para Algernon: uma discussão sobre deficiência intelectual na escola e no trabalho. A partir da análise da obra Flores para Algernon (Keyes, 1986), buscou-se discutir o Estatuto da Pessoa com Deficiência sobre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na escola e no trabalho. Por meio da análise de conteúdo, foram identificados fragmentos da obra literária analisada que se contrapõem à Lei Brasileira de Inclusão. Como resultado, em síntese, verifica-se a importância de se intensificar o combate à discriminação de pessoas com deficiência intelectual.

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Publicado

14.11.2024

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Como Citar

RODRIGUES DE SOUSA, Carlos Daniel; RODRIGUES DE SOUZA, Rita; RODRIGUES DE SOUZA, Maria Aparecida. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA E NO TRABALHO: PARA ALÉM DE UMA NARRATIVA LITERÁRIA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 166–171, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2157. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar