O ENSINO DE TOXICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Autores

  • Filipe de Souza Cardoso Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí
  • Carlos Cezar da Silva Instituto Federal de Goiás

Resumo

O estudo aborda a importância da alfabetização científica no ensino de química, destacando a necessidade de compreender os riscos das substâncias químicas presentes no cotidiano. Baseado na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, a pesquisa busca relacionar o conhecimento científico à prática social. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma do 1° Ano do Ensino Médio em Goiás, incluindo aulas expositivas, exibição de documentário, seminário em grupo, reconhecimento de rótulos e práticas laboratoriais. A avaliação diagnóstica inicial revelou que a maioria dos alunos tem uma visão limitada sobre as questões químicas de produtos químicos, associando-os apenas a riscos ou toxidade de produtos específicos como soda cáustica e água sanitária, e que são poucos que apresentam o hábito de ler rótulos ou compreendem plenamente os pictogramas de perigo. A pesquisa evidencia a necessidade de conscientizar os estudantes sobre a importância do conhecimento científico para a tomada de decisões informadas, com o objetivo de torná-los agentes transformadores da sociedade.

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Publicado

14.11.2024

Como Citar

DE SOUZA CARDOSO, F.; CEZAR DA SILVA, C. O ENSINO DE TOXICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 344–354, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2176. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

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