O ENSINO DE TOXICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Resumo
O estudo aborda a importância da alfabetização científica no ensino de química, destacando a necessidade de compreender os riscos das substâncias químicas presentes no cotidiano. Baseado na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, a pesquisa busca relacionar o conhecimento científico à prática social. Foi aplicada uma sequência didática em uma turma do 1° Ano do Ensino Médio em Goiás, incluindo aulas expositivas, exibição de documentário, seminário em grupo, reconhecimento de rótulos e práticas laboratoriais. A avaliação diagnóstica inicial revelou que a maioria dos alunos tem uma visão limitada sobre as questões químicas de produtos químicos, associando-os apenas a riscos ou toxidade de produtos específicos como soda cáustica e água sanitária, e que são poucos que apresentam o hábito de ler rótulos ou compreendem plenamente os pictogramas de perigo. A pesquisa evidencia a necessidade de conscientizar os estudantes sobre a importância do conhecimento científico para a tomada de decisões informadas, com o objetivo de torná-los agentes transformadores da sociedade.