INSERINDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFG-CAMPUS JATAÍ

Autores

  • Marta João Francisco Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Jataí
  • Dener Lemes Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Jataí

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elaborar e testar atividades experimentais seguindo uma proposta investigativa para serem utilizadas durante as aulas da disciplina de Universo em Movimento, do curso de licenciatura em Física do IFG-Campus Jataí. Vários trabalhos, como Rosa e Rosa (2004) e Thomaz (2004) apontam que as atividades experimentais e os relatórios produzidos nas disciplinas práticas nem sempre atingem as competências e habilidades esperadas. Assim, propostas metodológicas de caráter experimental que possam contribuir para o processo ensino-aprendizagem nos laboratórios didáticos são bastante relevantes. Foram desenvolvidas quatro atividades experimentais, as quais foram intituladas: Padrões de Medida; Medidas; Massa, Peso e Densidade; Pêndulo Simples. A avaliação as atividades seguiu uma abordagem qualitativa e ocorreu por meio da elaboração de relatórios individuais pelos alunos e observação das aulas. A metodologia proposta se mostrou eficiente no sentido de: motivar os alunos, desenvolver a capacidade de expressão escrita gerar conflitos entre concepções espontâneas e as científicas e, possibilitar ao futuro professor,trabalhar atividades experimentais no ensino básico a partir de um processo criativo em laboratório.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

FRANCISCO SILVA SOUZA, M. J.; LEMES CARDOSO, D. INSERINDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFG-CAMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 76–86, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/224. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Física