UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CABRI- GÉOMÈTRE II NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Rosane Seabra Leão Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
  • Ana Maria Libório de Oliveira Instituto Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo divulgar a pesquisa realizada com aplicação do software paragerar a capacitação e multiplicação de conhecimentos, em especial utilização do software Cabri-Géomètre II, direcionando e estimulando o incentivo à pesquisa, visando melhorar o ensino da matemática. Dessa forma, estimular o incentivo à pesquisa e desenvolver habilidades de trabalho em equipe; incentivar a produção de resolução de problemas e sua aplicabilidade no desenvolvimento de imagem. Contudo, introduzir o software Cabri-Géomètre II como ferramenta importante no ensino e aprendizagem da geometria, desenvolvendo habilidades para a preparação de procedimentos que utilizem o software como recurso didático. Inicialmente, para alcançar os resultados propostos no projeto foram adotadas as seguintes medidas: fez-se uma revisão de certos conteúdos geométricos e no término dessa etapa, aplicou-se um questionário contendo questões relacionadas a conceitos primitivos e conectadas às construções gráficas. No segundo momento, foram realizadas aulas sobre os mesmos conteúdos trabalhados anteriormente, mas utilizando o software, e na conclusão dessa segunda etapa aplicou-se um questionário com mesma estrutura do anterior. Fez-se uma análise comparativa dos dois questionários e constatou-se que o uso do software faz com que a aprendizagem da geometria plana seja assimilada em menor tempo, havendo uma diferença significativa na aprendizagem.

Downloads

Publicado

01.01.2011

Como Citar

SEABRA LEÃO, R.; LIBÓRIO DE OLIVEIRA, A. M. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CABRI- GÉOMÈTRE II NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 130–137, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/232. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Matemática