A ABORDAGEM INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS
Resumo
O objetivo geral deste trabalho foi investigar como pode ser percebida a abordagem intercultural no conteúdo apresentado por um Livro Didático de Inglês (LDI) utilizado para o ensino de inglês aos alunos do curso superior de Letras Inglês da Universidade Federal de Jataí. Para o desenvolvimento dessa investigação foi necessário que se procedesse a uma análise quanti-qualitativa, por meio da qual foi possível desvelar as concepções teórico-metodológicas que foram utilizadas para a elaboração tanto das discussões teóricas quanto das atividades propostas pelo LDI. Dessa maneira, essa pesquisa permitiu-nos a percepção de que o LDI sob análise apresenta diversas oportunidades de trabalho com a língua amparadas no que preconiza a abordagem intercultural, o que pode ser importante para a formação de professores de inglês cujas práticas em sala de aula contribuam para que a cultura não seja um elemento cerceador, mas inclusivo nas aulas de inglês.