TRABALHO DOCENTE: OS EFEITOS DAS NORMATIVAS NA PANDEMIA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sobre trabalho docente na pandemia do COVID-19, problematizando-se os efeitos das normativas municipais e ou estaduais nas atividades docentes. Objetivou-se identificar pesquisas que apresentem normativas implementadas pelos dirigentes municipais e ou estaduais para o trabalho docente durante o recente período pandêmico. Tendo como metodologia a revisão bibliográfica, o estudo buscou nos bancos de dados da CAPES, da BDTD, Scielo e Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022, pesquisas relacionadas, tendo como palavras-chaves: políticas educacionais, trabalho docente, pandemia Covid-19. Do levantamento encontrado foram selecionados dois artigos. Um trata da realidade nas escolas do município do Rio de Janeiro (RJ) e outra do estado do Pará. Ambas apontam a precariedade da educação durante o período pandêmico. Conclui-se que é necessário o fortalecimento de discussões e estudos em relação as consequências, provocações e possíveis avanços no fazer pedagógico do professor a partir das normativas emitidas no período pandêmico no contexto municipal e estadual.