TRABALHO DOCENTE: OS EFEITOS DAS NORMATIVAS NA PANDEMIA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Bruna Ferreira Bispo Machado Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sobre trabalho docente na pandemia do COVID-19, problematizando-se os efeitos das normativas municipais e ou estaduais nas atividades docentes. Objetivou-se identificar pesquisas que apresentem normativas implementadas pelos dirigentes municipais e ou estaduais para o trabalho docente durante o recente período pandêmico. Tendo como metodologia a revisão bibliográfica, o estudo buscou nos bancos de dados da CAPES, da BDTD, Scielo e Google Acadêmico, no período de 2020 a 2022, pesquisas relacionadas, tendo como palavras-chaves: políticas educacionais, trabalho docente, pandemia Covid-19. Do levantamento encontrado foram selecionados dois artigos. Um trata da realidade nas escolas do município do Rio de Janeiro (RJ) e outra do estado do Pará. Ambas apontam a precariedade da educação durante o período pandêmico. Conclui-se que é necessário o fortalecimento de discussões e estudos em relação as consequências, provocações e possíveis avanços no fazer pedagógico do professor a partir das normativas emitidas no período pandêmico no contexto municipal e estadual.

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

FERREIRA BISPO MACHADO, B.; GOTTSCHALG RAIMANN , E. TRABALHO DOCENTE: OS EFEITOS DAS NORMATIVAS NA PANDEMIA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 119–125, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/280. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

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