CONDIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE: JATAÍ NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Jéssyca Sousa da Silva UFJ
  • Fernando Santos Unidade Acadêmica Especial de Educação

Resumo

Este artigo tem como finalidade a divulgação de resultados obtidos no desenvolvimento de projeto de iniciação científica realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal de Jataí (UFJ). O objetivo do trabalho foi estimular a investigação acadêmica sobre condições do trabalho docente em Jataí no contexto da pandemia de COVID-19. Embora a situação pandêmica e o caráter de excepcionalidade da emergência sanitária tenham produzido um colapso na saúde pública, não podemos desprezar que seus efeitos foram bastante duros à educação pública. Em nosso estudo pudemos verificar que a mediação via trabalho remoto, além de precarizar ainda mais as condições do trabalho docente aceleraram a implementação da agenda de contrarreforma do capital para a educação brasileira, evidenciando contradições na relação educação, capital e trabalho. Mesmo sob condições adversas, decorrentes da pandemia, a pesquisa bibliográfica, análise documental e a organização dos dados foram realizadas por meio de atividades remotas. Ao final da pesquisa, pudemos constatar que a pandemia deixou sequelas na realização do trabalho docente e principalmente no processo de ensino-aprendizagem, acelerando os efeitos da reestruturação produtiva a partir da adoção do teletrabalho e de ampliação da utilização de ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

SOUSA DA SILVA, J.; SANTOS, F. CONDIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE: JATAÍ NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 149–160, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/283. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula