POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA ESCOLAR: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO

Autores

  • Jiuliana Ferreira Florentino Universidade Federal de Jataí
  • Osvaldo Neves Júnior Secretaria de Estado da Educação de Goiás
  • Vanderlei Balbino da Costa Universidade Federal de Jataí

Resumo

A presente reflexão, se origina da pesquisa de mestrado em educação que vem sendo realizada na Universidade Federal de Jataí, (UFJ). As questões de pesquisa que sulearam essa investigação foram: Como as políticas públicas de inclusão se concretizam na construção e efetivação do projeto político pedagógico (PPP)? Como os professores e profissionais de apoio participam da construção do PPP nas escolas? Como os professores e profissionais de apoio da educação básica narram a sua atuação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas para atender os estudantes com deficiência em escolas inclusivas? Objetivos: Examinar a legislação referente aos PPPs, as Políticas Públicas e diretrizes educacionais voltadas à inclusão de estudantes com deficiência, esclarecendo como essas coadunam com os PPPs das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental no município de Aragarças/GO; Identificar e compreender através de narrativas as percepções e as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores e profissionais de apoio nos processos inclusivos. Os referenciais versaram sobre teóricos que discutem à inclusão escolar e legislações direcionadas à inclusão de estudantes com deficiência. Em nossas considerações, não conclusivas constatamos a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos professores para atuar com a diversidade dos estudantes com ou sem deficiência em todos os espaços formativos.

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Publicado

18.07.2023

Como Citar

FERREIRA FLORENTINO, J.; NEVES JÚNIOR, O.; BALBINO DA COSTA, V. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA ESCOLAR: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 179–190, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/286. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula