POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A PRÁTICA ESCOLAR: NARRATIVAS DOCENTES SOBRE INCLUSÃO
Resumo
A presente reflexão, se origina da pesquisa de mestrado em educação que vem sendo realizada na Universidade Federal de Jataí, (UFJ). As questões de pesquisa que sulearam essa investigação foram: Como as políticas públicas de inclusão se concretizam na construção e efetivação do projeto político pedagógico (PPP)? Como os professores e profissionais de apoio participam da construção do PPP nas escolas? Como os professores e profissionais de apoio da educação básica narram a sua atuação e desenvolvimento de estratégias pedagógicas para atender os estudantes com deficiência em escolas inclusivas? Objetivos: Examinar a legislação referente aos PPPs, as Políticas Públicas e diretrizes educacionais voltadas à inclusão de estudantes com deficiência, esclarecendo como essas coadunam com os PPPs das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental no município de Aragarças/GO; Identificar e compreender através de narrativas as percepções e as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores e profissionais de apoio nos processos inclusivos. Os referenciais versaram sobre teóricos que discutem à inclusão escolar e legislações direcionadas à inclusão de estudantes com deficiência. Em nossas considerações, não conclusivas constatamos a necessidade de investimento na formação inicial e continuada dos professores para atuar com a diversidade dos estudantes com ou sem deficiência em todos os espaços formativos.