PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO E LIVRO DIDÁTICO: FOCO EM QUESTÕES INTERCULTURAIS

Autores

  • Maria da Conceição Alves Sousa sousa_maria@discente.ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Tatiana Diello Borges tatiana_diello@ufj.edu.br
    Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Resumo

Neste trabalho os propósitos foram verificar se há indícios de uma abordagem intercultural nos livros didáticos de língua inglesa, empregados no Centro de Línguas de uma universidade federal até 2023, e avaliar se este material colabora para a construção de sensibilidade intercultural no docente em formação. O referencial teórico é ancorado na perspectiva intercultural no ensino/aprendizagem de línguas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental, de cunho qualitativo, das unidades 5 a 8 do livro English File, de nível pré-intermediário. Nas atividades foram constatadas oportunidades de reflexões sobre a cultura de origem dos alunos e comparação entre culturas, aspectos condizentes com a abordagem intercultural. Observou-se ainda que os professores de inglês em formação inicial podem desenvolver sensibilidade intercultural, pois os exercícios propostos, ancorados na abordagem intercultural, possibilitam a realização de uma prática pedagógica voltada para o reconhecimento e a valorização da realidade, identidade, cultura e do contexto sociocultural dos alunos.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

DA CONCEIÇÃO ALVES SOUSA, Maria; DIELLO BORGES, Tatiana. PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO E LIVRO DIDÁTICO: FOCO EM QUESTÕES INTERCULTURAIS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 239–244, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3004. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar