PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY

Autores

  • Julia Santana Garcia Borges julia.sgarciaborges@gmail.com
    IFG
  • Duelci Aparecido de Freitas Vaz duelci.vaz@gmail.com
    IFG
  • Arianny Grasielly Baiao Malaquias arianny.malaquias@ifg.edu.br
    IFG

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise acerca da perspectiva de Vygotsky sobre a plataformização do ensino básico. Atualmente diversos autores têm discutido sobre a presença de aparatos tecnológicos em instituições de ensino, a fim de compreender se a tecnologia contribui para a formação integral dos alunos. Diante desta realidade, temos a presença da plataformização, muito utilizada por escolas em busca de inovar o sistema educacional, principalmente após a pandemia do COVID-19. Embora tal implantação demonstre interesse por parte do público estudantil, é importante salientar os impactos provenientes desta inovação. Diante disso, os autores buscaram compreender como a presença das plataformas digitais educacionais podem ser prejudiciais se analisadas através de uma perspectiva Vygotskyana tendo em vista que esta exalta o papel do professor como mediador, trabalha a zona de desenvolvimento iminente, além de aspectos sociais relacionados ao ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

10.12.2025

Métricas


Visualizações do artigo: 0     pdf downloads: 0

Como Citar

SANTANA GARCIA BORGES, Julia; APARECIDO DE FREITAS VAZ, Duelci; GRASIELLY BAIAO MALAQUIAS, Arianny. PLATAFORMIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOB A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 280–288, 2025. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/3009. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias digitais em rede na mediação do trabalho pedagógico-didático