O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Lorena Fernandes de Assis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG

Resumo

Este trabalho traz como tema o conceito de Astronomia nos livros didáticos do Ensino Médio e apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2011 sobre o livro didático usado por uma escola pública de Jataí nos anos de 2009, 2010 e 2011.O principal objetivo foi analisar quais conceitos astronômicos foram abordados e de que forma foram “tratados” nos três volumes dos livros didáticos. A metodologia adotada foi de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Foram coletados dados referentes à distribuição e à presença de conteúdos de Astronomia em livros didáticos de Física do Ensino Médio. Com essas reflexões, foi possível observar que os conceitos relacionados à Astronomia foram poucos e foram tratados de forma muito superficial. Em alguns casos há erros quanto às ilustrações, assim como também, às vezes, aparecem confusas as explicações referentes aos conceitos dos conteúdos. Esse fato merece uma reflexão por parte dos professores, pois, às vezes, o livro didático é o único recurso pedagógico usado por eles, pois o conteúdo de Astronomia, por ser considerado um importante recurso para a “incentivar” a curiosidade e interesse pelos fenômenos que a Astronomia estuda e pelos acontecimentos estarem ligados ao nosso cotidiano, pode promover a interdisciplinaridade. Os principais autores que deram suporte teórico foram: Wuo (2000); Fracalanza e Megid (2006); Moreira e Caleffe (2006).

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

FERNANDES DE ASSIS, L.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/375. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Física

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