A PRÁTICA DO BOM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DEVE FOCAR EM “PROBLEMAS RELEVANTES DA CULTURA EM QUE O ALUNO TÁ INSERIDO”: ALGUMAS CRENÇAS ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Autores

  • Tatiana Diello Borges Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí
  • Neuda Alves do Lago Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí
  • Vitalino Garcia Oliveira Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí

Resumo

Algumas crenças de um acadêmico formando em Letras (Inglês) da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí, relacionadas ao ensino/aprendizagem de língua inglesa são apresentadas neste trabalho. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Desvendando as crenças sobre ensino/aprendizagem de língua inglesa de alunos, ingressantes e concluintes, de Letras (Inglês): um estudo comparativo”. O referencial teórico se apóia em estudos no campo de ensino/aprendizagem de línguas que tem como foco o construto crenças. O estudo de caso foi a metodologia empregada e questionário do tipo semi-aberto, narrativa e entrevista semiestruturada foram os instrumentos de coleta de dados utilizados. Os resultados apontam que o professor em formação parece possuir as seguintes crenças, dentre outras: (a) o professor e o aluno dividem a responsabilidade no processo de aprendizagem, (b) o bom docente de inglês leva em consideração a realidade sócio-cultural de seus alunos, (c) o bom aprendiz de língua inglesa é dedicado e comprometido e (d) o lugar mais apropriado para se aprender inglês é o curso livre de idiomas.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

DIELLO BORGES, T.; ALVES DO LAGO, N.; GARCIA OLIVEIRA, V. A PRÁTICA DO BOM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DEVE FOCAR EM “PROBLEMAS RELEVANTES DA CULTURA EM QUE O ALUNO TÁ INSERIDO”: ALGUMAS CRENÇAS ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/385. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente