A PRÁTICA DO BOM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DEVE FOCAR EM “PROBLEMAS RELEVANTES DA CULTURA EM QUE O ALUNO TÁ INSERIDO”: ALGUMAS CRENÇAS ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS DE UM PROFESSOR EM FORMAÇÃO
Resumo
Algumas crenças de um acadêmico formando em Letras (Inglês) da Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí, relacionadas ao ensino/aprendizagem de língua inglesa são apresentadas neste trabalho. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Desvendando as crenças sobre ensino/aprendizagem de língua inglesa de alunos, ingressantes e concluintes, de Letras (Inglês): um estudo comparativo”. O referencial teórico se apóia em estudos no campo de ensino/aprendizagem de línguas que tem como foco o construto crenças. O estudo de caso foi a metodologia empregada e questionário do tipo semi-aberto, narrativa e entrevista semiestruturada foram os instrumentos de coleta de dados utilizados. Os resultados apontam que o professor em formação parece possuir as seguintes crenças, dentre outras: (a) o professor e o aluno dividem a responsabilidade no processo de aprendizagem, (b) o bom docente de inglês leva em consideração a realidade sócio-cultural de seus alunos, (c) o bom aprendiz de língua inglesa é dedicado e comprometido e (d) o lugar mais apropriado para se aprender inglês é o curso livre de idiomas.