A LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA:O AMÁLGAMA DE OPINIÕES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Andra Cristina Silva Monteiro Instituto Federal de Goiás
  • Daniella de Souza Bezerra Universidade Federal de Goiás

Resumo

Com o intuito de verificar a necessidade, perfil e objetivos de um material didático (MD) para o componente curricular Língua Estrangeira-Inglês voltado para o curso técnico integrado em Informática (CTII) do IFG, campus Jataí, este trabalho faz uso das inter-relações existentes no meio acadêmico a fim de captar expectativas e anseios, etapa essa que constitui a primeira para a elaboração de MD (LEFFA, 2002). Nessa linha, foram abordados alunos, professores e empresas da área de informática. Para tal captação de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, as quais foram respondidas por sete professores da área técnica em informática e por quatro empresas da cidade de Jataí voltadas ao mercado de informação e de tecnologia. Já para os alunos foi utilizado um questionário fechado com quinze perguntas, o qual foi respondido por setenta alunos das quatro turmas do curso em questão. Os resultados do amálgama das opiniões da tríade participante evidenciam a importância e necessidade da elaboração de um material didático que auxilie no ensino de Língua Estrangeira-Inglês em um CITII com vistas a possibilitar que o alunado trilhe novos caminhos não só no mundo do trabalho, mas também nos outros contextos e situações sociais nas quais se inserem/irão.

Downloads

Publicado

01.10.2012

Como Citar

SILVA MONTEIRO, A. C.; DE SOUZA BEZERRA, D. A LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA:O AMÁLGAMA DE OPINIÕES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/398. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem