O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA INTEGRAL UM OLHAR A PARTIR DAS CIÊNCIAS

Autores

  • Elina Assis de Lima Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Jataí

Resumo

A pesquisa tem como campo de estudo a educação profissional integrada e integral do IFG - Câmpus Jataí. O tema da pesquisa é a prática do professor no ensino de ciências na educação profissional (Edificações e Eletrotécnica). O objetivo é investigar/compreender como a prática pedagógica no ensino de Ciências reflete a concepção de educação integrada (ensino médio integrado à educação profissional técnica), além disso, investigar a modalidade integral presente na estruturação curricular. A abordagem da pesquisa é qualitativa. O pensamento histórico-dialético é o referencial que nos orienta na produção do conhecimento. Esse estudo se encontra em fase inicial de estruturação do referencial teórico. Os instrumentos para coleta de dados serão entrevistas abertas, depoimentos, observação de aulas com gravação, questionários. Os sujeitos pesquisados serão os professores e os alunos. A discussão se pauta pela concepção de educação integrada instituída pelo Decreto n. 5.154/2004, que possibilita a construção de uma abordagem de educação politécnica tendo o trabalho como princípio educativo, proporcionando uma formação omnilateral do homem/trabalhador, tendo como horizonte o estabelecimento de uma escola unitária (Gramsci), os autores que postulam tais ideias compreendem os que se fundamentam pela relação de trabalho e educação.

Downloads

Publicado

01.10.2013

Como Citar

ASSIS DE LIMA RIBEIRO, E.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA INTEGRAL UM OLHAR A PARTIR DAS CIÊNCIAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 126–129, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/421. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da educação, políticas e gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)