O USO DE JOGOS E ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA E MOTIVADORA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Joel Silva Brito Mestrando em Educação para Ciências e Matemática – IFG
  • Carlos Cezar da Silva Orientador, Professor Dr. IFG – Campus Jataí

Resumo

O ensino de química vem debatendo a necessidade de criação de métodos pedagógicos mais atraentes para os alunos, especialmente com relação ao ensino da Química, baseando-se na premissa de que alguns objetivos e métodos estão ultrapassados. É necessário identificar quais as necessidades atuais para o ensino dessa disciplina, buscandouma adequação entre os métodos de ensino, e a disponibilidade de espaço físico e de recursos materiais na escola. A proposta deste minicurso é refletir sobre a utilização de jogos e atividades práticas no ensino de química, bem como, apresentar uma coletânea de atividades lúdicas, propondo o desenvolvimento de outras, dentro do contexto e realidade educacionaldas escolas de Jataí e região, utilizando para isso, materiais alternativos, presentes no dia-a-dia dos alunos ou que compõem o kit laboratório da escola. Mostrando o lúdico como recurso pedagógico e técnica facilitadora e motivadora no processo ensino-aprendizagem da química no ensino fundamental e médio.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

SILVA BRITO, J.; DA SILVA, C. C. O USO DE JOGOS E ATIVIDADES PRÁTICAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA E MOTIVADORA NO ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 58–63, 2013. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/424. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino-aprendizagem de Química