LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a relação do professor de
Educação Física (EF) com os alunos autistas nas escolas públicas de Jataí – Goiás. O objetivo
geral da pesquisa foi verificar como os professores de EF lidam com alunos autistas durante
as aulas, nas escolas públicas de Jataí, com a intenção de verificar facilidades e dificuldades
encontradas. A pesquisa qualitativa descritiva foi realizada nas escolas municipais e estaduais
deste município em que foram encontrados alunos autistas matriculados nas turmas regulares.
Os sujeitos participantes que responderam às entrevistas previamente agendadas foram os
professores de EF desses alunos e os coordenadores de cinco escolas selecionadas. Como
principais resultados, encontramos mais limites do que possibilidades no trato do professor de
EF com os alunos autistas. O sistema educacional brasileiro está desestruturado para uma
prática eficiente das políticas de inclusão. Percebe-se pouco conhecimento dos professores e
coordenadores a respeito do autismo. A rede municipal de ensino não oferta cursos de
formação continuada, a não ser para professores de apoio ou docentes que trabalham
especificamente com ensino especial. Há culpabilização ou responsabilização indevida do
indivíduo, ou seja, como se a culpa do indivíduo ser autista fosse dele mesmo.