LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jessica Rezende Souza UFG/Regional Jataí/Educação Física.
  • Renata Machado de Assis UFG/Regional Jataí/Educação Física.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a relação do professor de
Educação Física (EF) com os alunos autistas nas escolas públicas de Jataí – Goiás. O objetivo
geral da pesquisa foi verificar como os professores de EF lidam com alunos autistas durante
as aulas, nas escolas públicas de Jataí, com a intenção de verificar facilidades e dificuldades
encontradas. A pesquisa qualitativa descritiva foi realizada nas escolas municipais e estaduais
deste município em que foram encontrados alunos autistas matriculados nas turmas regulares.
Os sujeitos participantes que responderam às entrevistas previamente agendadas foram os
professores de EF desses alunos e os coordenadores de cinco escolas selecionadas. Como
principais resultados, encontramos mais limites do que possibilidades no trato do professor de
EF com os alunos autistas. O sistema educacional brasileiro está desestruturado para uma
prática eficiente das políticas de inclusão. Percebe-se pouco conhecimento dos professores e
coordenadores a respeito do autismo. A rede municipal de ensino não oferta cursos de
formação continuada, a não ser para professores de apoio ou docentes que trabalham
especificamente com ensino especial. Há culpabilização ou responsabilização indevida do
indivíduo, ou seja, como se a culpa do indivíduo ser autista fosse dele mesmo.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

REZENDE SOUZA, J.; MACHADO DE ASSIS, R. LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 149–160, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/474. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)