MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDIFICAÇÕES: REFLETINDO SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS DISCENTES DO IFPR/ CAMPUS FOZ DO IGUAÇU

Autores

  • Ana Maria Libório de Oliveira IFPR -Campus Foz do Iguaçu, Líder do Núcleo de Pesquisa NEPECS e membro do GPEG
  • Elenilson de Vargas Fortes Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Wendell Telles de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Geovan Soethe Instituto Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo apresenta o projeto de pesquisa em andamento que tem como objetivo
avaliar o nível do conhecimento matemático e sua interação com as edificações e com os
discentes do IFPR/Campus Foz do Iguaçu, nas ações positivas ao meio ambiente,
apresentando a casa ecológica no formato da Modelagem Matemática e Edificações. Diante
dos acontecimentos históricos ocorridos em todo mundo, na preocupação em se conduzir uma
consciência ambiental que produzam boas ações na relação do meio ambiente e o homem,
evidenciando aos discentes que a consciência ambiental faz parte de todas as áreas, utilizando
os conhecimentos aprendidos na escola e interagindo-os com as demais áreas. O processo
metodológico é a pesquisa bibliográfica de forma teórica, com o foco exploratório e
proporcionando familiaridade com o problema, ademais o estudo de caso trata-se dos
discentes do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, limitando-se aos discentes do 1º ano do curso
Técnico em Edificações do IFPR/Campus Foz do Iguaçu. Aplicando o método qualitativo nas
questões de números e quantitativo nas concepções. Os resultados parciais proporcionaram
identificar a priori que a educação fundamental não estabeleceu associação dos conteúdos
com a Educação ambiental, com o prosseguimento da pesquisa, espera-se resultados
diferentes no Curso Técnico em Edificações.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

LIBÓRIO DE OLIVEIRA, A. M.; DE VARGAS FORTES, E.; TELLES DE LIMA, W.; SOETHE, G. MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDIFICAÇÕES: REFLETINDO SOBRE A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS DISCENTES DO IFPR/ CAMPUS FOZ DO IGUAÇU. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 254–263, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/489. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática