DESFAZENDO A IDEIA SUBSTANCIALISTA DE SOMBRAS NA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Milton Batista Ferreira Junior Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Paulo Henrique de Souza Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma turma de
secretariado na modalidade Proeja cujo objetivo foi desconstruir a ideia substancialista de
sombra utilizando a metodologia de ensino de Ciências por investigação. A escolha da
metodologia se deu pelo fato de haver uma aproximação das orientações dadas pelos
documentos oficiais que regem o ensino de Ciências na referida modalidade com a teoria da
metodologia selecionada. Os resultados apontam que a metodologia auxiliou para o que o
nosso objetivo fosse alcançado com êxito, permitindo-nos inferir que esse método deve ser
amplamente discutido e debatido entre os profissionais que atuam em tal modalidade de
ensino.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

BATISTA FERREIRA JUNIOR, M.; DE SOUZA, P. H. DESFAZENDO A IDEIA SUBSTANCIALISTA DE SOMBRAS NA EJA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 280–291, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/497. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)