O ENSINO DE QUÍMICA NO CURSO DE SECRETARIADO NA MODALIDADE EJA DO IFG CÂMPUS JATAÍ: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS

Autores

  • Haílton Ferreira Pereira IFG Câmpus Jataí
  • Carlos Cézar da Silva IFG Câmpus Jataí

Resumo

Estudos apontam que o ensino contextualizado através de atividades experimentais
relacionadas com o cotidiano dos aprendizes tem provocado um maior interesse em participar
dos conteúdos programados. Esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir para o ensino
de química com o objetivo geral de propor um material didático que leve em consideração as
atividades experimentais contextualizadas com o tema oxirredução. Uma pesquisa sobre o
ensino de química na EJA, indicou que grande parte dos professores tratam esse ensino sem
contextualizar o cotidiano dos aprendizes e não realizando atividades práticas. A segunda
parte consistiu na elaboração de uma sequência didática, com o fim de promover a
aprendizagem abordando o eixo temático “corrosão”. Uma avaliação qualitativa mostrou que
os alunos estavam mais participativos e interessados em estudar química. A resposta aos
questionários demonstrou que conseguiram entender os conteúdos propostos conseguindo
relacioná-los com situações reais.

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Publicado

2015-10-01

Como Citar

FERREIRA PEREIRA, H.; DA SILVA, C. C. O ENSINO DE QUÍMICA NO CURSO DE SECRETARIADO NA MODALIDADE EJA DO IFG CÂMPUS JATAÍ: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 310–314, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/500. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química