O ENSINO DE QUÍMICA NO CURSO DE SECRETARIADO NA MODALIDADE EJA DO IFG CÂMPUS JATAÍ: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS
Resumo
Estudos apontam que o ensino contextualizado através de atividades experimentais
relacionadas com o cotidiano dos aprendizes tem provocado um maior interesse em participar
dos conteúdos programados. Esta pesquisa foi realizada no sentido de contribuir para o ensino
de química com o objetivo geral de propor um material didático que leve em consideração as
atividades experimentais contextualizadas com o tema oxirredução. Uma pesquisa sobre o
ensino de química na EJA, indicou que grande parte dos professores tratam esse ensino sem
contextualizar o cotidiano dos aprendizes e não realizando atividades práticas. A segunda
parte consistiu na elaboração de uma sequência didática, com o fim de promover a
aprendizagem abordando o eixo temático “corrosão”. Uma avaliação qualitativa mostrou que
os alunos estavam mais participativos e interessados em estudar química. A resposta aos
questionários demonstrou que conseguiram entender os conteúdos propostos conseguindo
relacioná-los com situações reais.