SIMULADO ENADE: A NECESSIDADE DE MUDANÇA METODOLÓGICA DO PROFESSOR
Resumo
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem sido um instrumento
utilizado Ministério da Educação e Cultura (MEC) para aprovação ou reprovação de cursos
superiores no Brasil. Porém esse instrumento é visto acriticamente no meio acadêmico apenas
como uma ferramenta de punição. Em contrapartida a essência do exame vai além, é ele que
avalia a qualidade dos cursos e a formação dos futuros profissionais que atuarão no mercado
de trabalho. Buscando atender as exigências e desenvolver as habilidades preconizadas na
legislação foi proposto aos cursos de engenharias da Universidade de Rio Verde a partir do
primeiro semestre de 2016 um trabalho de conscientização dos docentes e discentes em
relação ao ENADE, cabendo aos docentes desenvolver estratégias de ensino que favoreça a
formação integral do discente bem como a elaboração de questões para compor um Simulado.
A presente pesquisa se destina em avaliar a percepção dos estudantes em relação ao Simulado
visto que os dados poderão subsidiar e orientar os trabalhos pedagógicos nos semestres
seguintes. A metodologia empregada na análise de dados foi qualitativa, pois a interpretação
segue um método indutivo. Os resultados apontam para a necessidade de mudança
metodológica dos professores das engenharias.