SIMULADO ENADE: A NECESSIDADE DE MUDANÇA METODOLÓGICA DO PROFESSOR

Autores

  • Milton Batista Ferreira Junior Universidade de Rio Verde
  • Vinícius Moraes Carvalho Universidade de Rio Verde

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) tem sido um instrumento
utilizado Ministério da Educação e Cultura (MEC) para aprovação ou reprovação de cursos
superiores no Brasil. Porém esse instrumento é visto acriticamente no meio acadêmico apenas
como uma ferramenta de punição. Em contrapartida a essência do exame vai além, é ele que
avalia a qualidade dos cursos e a formação dos futuros profissionais que atuarão no mercado
de trabalho. Buscando atender as exigências e desenvolver as habilidades preconizadas na
legislação foi proposto aos cursos de engenharias da Universidade de Rio Verde a partir do
primeiro semestre de 2016 um trabalho de conscientização dos docentes e discentes em
relação ao ENADE, cabendo aos docentes desenvolver estratégias de ensino que favoreça a
formação integral do discente bem como a elaboração de questões para compor um Simulado.
A presente pesquisa se destina em avaliar a percepção dos estudantes em relação ao Simulado
visto que os dados poderão subsidiar e orientar os trabalhos pedagógicos nos semestres
seguintes. A metodologia empregada na análise de dados foi qualitativa, pois a interpretação
segue um método indutivo. Os resultados apontam para a necessidade de mudança
metodológica dos professores das engenharias.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

BATISTA FERREIRA JUNIOR, M.; MORAES CARVALHO, V. SIMULADO ENADE: A NECESSIDADE DE MUDANÇA METODOLÓGICA DO PROFESSOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 27–40, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/511. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação