A AUDIODESCRIÇÃO NAS TELAS: VOZ E VISÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
O mundo moderno, globalizado, sem fronteiras e ligado por redes vive atualmente o dilema
social de abrigar em suas fileiras diferentes seguimentos sociais, culturais, e comunicacionais.
O artigo resulta de uma reflexão teórica que fizemos em relação ao ascesso das pessoas com
deficiência junto aos meios de comunicação. Os objetivos foram: conhecer como a
audiodescrição contribui para o processo de inclusão social das pessoas com deficiência;
identificar as razões políticas pelas quais a audiodescrição é pouco conhecida na sociedade
brasileira; averiguar os motivos pelos quais o poder público e os meios de comunicação não
colocaram em prática os recursos da audiodescrição. A opção foi pela pesquisa qualitativa,
apoiando-nos em referênciais que abordam a importância da audiadescrição no processo de
comuicação das pessoas com deficiência. O referencial versou em autores que discutem sobre
a audiodescrição com facilitador no processo de comunicação. Os resultados nos
possibilitaram aferir que esse recurso é pouco conhecido junto aos professores de pessoas com
deficiência em todos os níveis. As considerações nos fizeram refletir sobre a necessidade de
investir na formação dos professores, no sentido de habilitá-los para atuar com esse
importante recurso pedagógico, especialmente, quando há em sua sala de aula estudantes com
deficiência matriculados.