INSTITUCIONALIZAÇÃO PELA PERCEPÇÃO DE UMA ACADÊMICA EM FISIOTERAPIA: ATRAVÉS DE VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO.

Autores

  • Mayra Karolinne R. L. Paula UFG Regional Jataí
  • Daisy de Araújo Vilela UFG Regional Jataí
  • Isadora Prado de Araújo Vilela FUNORTE
  • Juliana Alves Ferreira Fisioterapeuta
  • Renata Machado de Assis UFG Regional Jataí

Resumo

Face as novas diretrizes curriculares nacionais torna-se evidente as transformações que vem
ocorrendo nas graduações em saúde , o ensino de Fisioterapia participa destas adaptações
metodológicas, fazendo que a docência universitária seja uma temática em constante
movimento, envolvendo as atividades de extensões como formadoras de futuros profissionais.
Este trabalho apresenta um relato da percepção de uma acadêmica de Fisioterapia enquanto
equipe de um projeto de extensão “Rede de vigilância em saúde para idosos
institucionalizados ”. O projeto objetiva promoção da saúde e prevenção de incapacidades aos
moradores da instituição. Nas atividades desenvolvidas promove-se atendimento em
fisioterapia, juntamente com educação em saúde entre docentes, acadêmicos, profissionais de
saúde, usuários e familiares, proporcionando um olhar consciente, crítico, transformador e
humanizado; sobre as necessidades dos moradores institucionalizados e do papel de cada ator
neste processo. Considerando a promoção de melhor qualidade de vida e funcionalidade.
Foram atendidos em média 30 idosos moradores da instituição de longa permanência, onde
realizamos atendimentos de até 05 pacientes/dia . No decorrer dos atendimentos percebemos a
melhora do humor, interação e bem-estar físico dos indivíduos aprimorando a convivência
entre os mesmos.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

R. L. PAULA, M. K.; DE ARAÚJO VILELA, D.; PRADO DE ARAÚJO VILELA, I.; ALVES FERREIRA, J.; MACHADO DE ASSIS, R. INSTITUCIONALIZAÇÃO PELA PERCEPÇÃO DE UMA ACADÊMICA EM FISIOTERAPIA: ATRAVÉS DE VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 129–134, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/522. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade

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