PIBID E ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: GESTÃO COMPROMETIDA E PARTICIPATIVA

Autores

  • Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

Este trabalho traz o resultado do Produto Educacional apresentado para conclusão do
mestrado em Educação para Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí, o qual aborda sobre a reflexão teoria/prática
nas políticas educacionais e as gestões envolvidas na implementação das mesmas. Para tanto,
analisou-se a formação inicial de professores tendo o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (Pibid) como foco do estudo. Como resultado, foram propostas situações
que pudessem colaborar para a aplicabilidade e o desenvolvimento do Pibid, entre as
Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas da educação básica, tendo por
pretensão proporcionar um pensar didático pedagógico quanto aos objetivos do Pibid e quanto
as atribuições de cada participante, uma vez que o foco principal é a formação do futuro
docente, que é o aluno bolsista das IES dos cursos de licenciatura, de modo que possam
interagir-se com alunos e professores, num ambiente educacional, entrelaçando, cada vez
mais, seus conhecimentos quanto a sua formação docente. Para esta pesquisa optou-se pela
abordagem qualitativa, pautada no estudo de caso, tendo como coleta de dados o questionário,
a entrevista e o grupo focal.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

MENDES DE OLIVEIRA GUIMARÃES, I.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. PIBID E ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: GESTÃO COMPROMETIDA E PARTICIPATIVA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 237–249, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/533. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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