POLÍTICAS PÚBLICAS: O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA RACIONALIDADE CAPITALISTA

Autores

  • Eveline da S. Gontijo Moreira Mestranda em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás – IFG Câmpus Jataí
  • Clésio Feliciano de Souza Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre políticas públicas e suas transformações com ênfase
na relação neoliberalismo e educação, especificamente apontando como o neoliberalismo
consegue impor suas políticas antidemocráticas no que tange ao direito à educação. Para
consolidar a importância do assunto aqui abordado, adotou-se o levantamento bibliográfico
realizando a identificação e seleção, na literatura existente, de aportes significativos
relacionados ao tema. A educação que deveria ser fator de transformação social nada mais é
que o mecanismo de transmissão de conhecimentos necessários a expansão do sistema
capitalista e ao atendimento das necessidades das classes dominantes. A prática educativa tem
uma configuração definida pela ação política, a atuação do professor demanda apenas uma
compreensão da realidade aparente e não exige sólido conhecimento teórico e prático, já que a
realidade está posta e é comumente naturalizada. Assim, os conhecimentos adquiridos por
meio dessa prática educativa, resultam apenas em mercadoria, com propriedades capazes de
satisfazer as necessidades do capital. É preciso redescobrir a verdadeira função docente e
estimular a sociedade em geral, a apropriar dos saberes para assim, transformar a realidade.

Downloads

Publicado

01.10.2016

Como Citar

DA S. GONTIJO MOREIRA, E.; FELICIANO DE SOUZA, C. POLÍTICAS PÚBLICAS: O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DA RACIONALIDADE CAPITALISTA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 250–262, 2016. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/534. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula