EDUCAÇÃO FÍSICA E AVALIAÇÃO ESCOLAR: POR UMA INCLUSÃO DE TODOS OS CORPOS E MOVIMENTOS

Autores

  • Thacio Azevedo Ladeira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista - UNESP

Resumo

A avaliação da aprendizagem pode representar para o profissional de Educação Física um desafio frente à escolarização dos estudantes com deficiências, fazendo-se necessário ressignificar o olhar docente para construção de uma prática inclusiva. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo foi a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por meio da qual se objetivou problematizar padrões tradicionais de avaliação que fundamentam práticas não inclusivas e propor reflexões que possam direcionar para uma avaliação acolhedora de todas as singularidades. Como resultado, propõe-se a construção de uma prática acolhedora da diversidade por meio de atividades escolares e práticas esportivas que sejam acessíveis para todos, considerando as especificidades de cada aluno. Em todos os espaços escolares, sobretudo na educação física, os corpos e movimentos devem ser legitimados e estimulados para efetivação das aprendizagens e identidades.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

AZEVEDO LADEIRA, T. EDUCAÇÃO FÍSICA E AVALIAÇÃO ESCOLAR: POR UMA INCLUSÃO DE TODOS OS CORPOS E MOVIMENTOS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 18–21, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/584. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Currículo e avaliação