ANALISANDO A ABORDAGEM INTERCULTURAL EM UNIDADES DE LIVRO UTILIZADO NO CURSO DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ
Resumo
Neste trabalho, o objetivo geral foi verificar se há indícios de uma abordagem intercultural no livro de língua inglesa utilizado no curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Jataí. O propósito específico foi averiguar se a questão intercultural é tratada e, em caso positivo, de que forma. Realizou-se uma pesquisa bibliográfico-documental, de cunho qualitativo, das oito primeiras unidades do livro New Headway, de nível pré-intermediário. A análise inicial revelou que o aspecto intercultural está presente em três unidades, em pelo menos uma seção de cada uma delas, na medida em que os exercícios tiveram como foco uma das questões primordiais da perspectiva intercultural no ensino/aprendizagem de línguas: nela a cultura de origem do aprendiz também é legitimada, respeitada, valorizada. Para responder as atividades, o aluno, no caso, o professor em formação, precisa refletir sobre seu próprio modo de vida, seu país de origem, sua cultura. Os exercícios criam oportunidades para uma compreensão/percepção da cultura nacional de origem do estudante. Em um mundo cada vez mais multicultural, que demanda dos indivíduos atitudes respeitosas tanto em relação à cultura-alvo quanto à de origem, há muito a se ganhar ao tratar da questão intercultural nos cursos de formação de professores de línguas.