O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES E DOCENTES

Autores

  • Alessandra Timóteo Cardoso Universidade Federal de Goiás
  • Nathália Augusta Urbano Caetano Faculdade Educacional da Lapa
  • Lígia Viana Andrade Instituto Federal de Goiás
  • Maria Rita Nascimento Pereira Instituto Federal de Goiás

Resumo

Fatores externos, como trabalho ou família dos estudantes, podem influenciar na qualidade do ensino em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretanto, o espaço escolar, muitas vezes, influencia no desenvolvimento dessas aulas, principalmente no que se refere às disciplinas de Ciências da Natureza. Com o objetivo de conhecer as visões dos alunos, bem como identificar a perspectiva que os professores têm sobre o desenvolvimento dos discentes nessas disciplinas, realizou-se esse estudo. Foram entrevistados professores e alunos de uma escola estadual da cidade de Itumbiara-Goiás, que oferece a EJA no período noturno. Entre os resultados coletados, constatou-se que os docentes consideram que ainda há desafios recorrentes a serem superados, no que se refere ao ensino das disciplinas de Ciências da Natureza. Já os alunos consideram essas disciplinas interessantes, porém acreditam que a adoção de estratégias adequadas para contextualizar os conteúdos com o cotidiano seja necessária. Enfatiza-se a necessidade de que professores e equipe escolar reflitam sobre o trabalho docente. É papel da escola fornecer apoio necessário, como investimentos na formação continuada dos professores, e incentivo à pesquisa de metodologias adequadas, para que os estudantes tenham a oportunidade de se tornar indivíduos críticos e reflexivos de suas próprias ações.

Downloads

Publicado

02.10.2023

Como Citar

TIMÓTEO CARDOSO, A.; URBANO CAETANO, N. A.; VIANA ANDRADE, L.; NASCIMENTO PEREIRA, M. R. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES E DOCENTES. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 216–228, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/606. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente