O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EJA: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES E DOCENTES
Resumo
Fatores externos, como trabalho ou família dos estudantes, podem influenciar na qualidade do ensino em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretanto, o espaço escolar, muitas vezes, influencia no desenvolvimento dessas aulas, principalmente no que se refere às disciplinas de Ciências da Natureza. Com o objetivo de conhecer as visões dos alunos, bem como identificar a perspectiva que os professores têm sobre o desenvolvimento dos discentes nessas disciplinas, realizou-se esse estudo. Foram entrevistados professores e alunos de uma escola estadual da cidade de Itumbiara-Goiás, que oferece a EJA no período noturno. Entre os resultados coletados, constatou-se que os docentes consideram que ainda há desafios recorrentes a serem superados, no que se refere ao ensino das disciplinas de Ciências da Natureza. Já os alunos consideram essas disciplinas interessantes, porém acreditam que a adoção de estratégias adequadas para contextualizar os conteúdos com o cotidiano seja necessária. Enfatiza-se a necessidade de que professores e equipe escolar reflitam sobre o trabalho docente. É papel da escola fornecer apoio necessário, como investimentos na formação continuada dos professores, e incentivo à pesquisa de metodologias adequadas, para que os estudantes tenham a oportunidade de se tornar indivíduos críticos e reflexivos de suas próprias ações.