EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR PARA AS MUDANÇAS EM CURSO NO ESTADO DE MATO GROSSO - MT

Autores

  • Lilian Barreto Lellis Universidade Federal de Jataí
  • Vanderlei Balbino da Costa Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este trabalho teve como objetivos traçar um panorama histórico das políticas públicas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Mato Grosso antes, durante e após a criação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs); analisar como está sendo implementada a proposta pedagógica por carga-horária-etapa nas escolas que ofertam a modalidade e avaliar até que ponto as mudanças em curso irão prejudicar o processo de escolarização dos estudantes matriculados nessa modalidade. O artigo traz contribuição para o ensino de jovens, adultos e idosos que frequentam a modalidade EJA no Estado de Mato Grosso. A questão levantada foi: Como as mudanças em curso no Estado de Mato Grosso poderão atingir os estudantes da EJA? Como a oferta de ensino na modalidade do EJA no Estado de Mato Grosso vem afetando esses estudantes desde 2008? A metodologia utilizada foi qualitativa. Os referenciais versaram sobre autores que discutem a modalidade EJA. Resultados: Mudanças em curso na política educacional do Estado de Mato Grosso prejudicam os estudantes que frequentam essa modalidade. Considerações: A proposta de reorganização da Rede Estadual de Ensino, programada pelo governo, tem sido vista como um retrocesso para a educação no estado, principalmente pelo fechamento dos CEJAs.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

BARRETO LELLIS, L.; BALBINO DA COSTA, V. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR PARA AS MUDANÇAS EM CURSO NO ESTADO DE MATO GROSSO - MT. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 253–263, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/621. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula