EDUCAÇÃO, ESCOLA E HUMANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ana Beatriz Ulhoa Cobalchini IFG Campus Luziânia
  • Naiana Zaiden Rezende Souza IFG Campus Jataí

Resumo

Baseando-se nos preceitos socialistas que definem a Educação como um campo de desigualdade social entre classes trabalhadoras e classes abastadas no cenário capitalista, é de extrema importância estudar as relações educacionais e promover a diminuição da desigualdade por meio do ensino. A Humanização e a Politecnia na Educação Superior são fundamentais para formar novos profissionais capacitados, os quais sejam autônomos, éticos e possam ter condições de diminuir a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual. Pretende-se no presente Artigo, correlacionar as práticas possíveis para a inserção da Politecnia no Ensino superior, para tanto fez-se uso de Revisão bibliográfica de diversos teóricos da área social e da Educação. Nesse sentido, estudou-se algumas práticas tradicionais, como os estágios supervisionados ou programas de iniciação científica. No entanto, verificou-se que ainda é necessário incentivar e inserir maiores práticas de politecnia nas graduações. Objetiva-se poder contribuir para o esclarecimento de profissionais da Educação quanto à modificação ou inclusão dessas vertentes em suas práticas, baseando-as na importância da valorização do trabalho e do sujeito, enquanto principal força motriz da sociedade capitalista e, porventura, incentivar essas discussões nas escolas de nível superior no Brasil.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

ULHOA COBALCHINI, A. B.; ZAIDEN REZENDE SOUZA, N. EDUCAÇÃO, ESCOLA E HUMANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 264–274, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/622. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula