EDUCAÇÃO, ESCOLA E HUMANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Baseando-se nos preceitos socialistas que definem a Educação como um campo de desigualdade social entre classes trabalhadoras e classes abastadas no cenário capitalista, é de extrema importância estudar as relações educacionais e promover a diminuição da desigualdade por meio do ensino. A Humanização e a Politecnia na Educação Superior são fundamentais para formar novos profissionais capacitados, os quais sejam autônomos, éticos e possam ter condições de diminuir a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual. Pretende-se no presente Artigo, correlacionar as práticas possíveis para a inserção da Politecnia no Ensino superior, para tanto fez-se uso de Revisão bibliográfica de diversos teóricos da área social e da Educação. Nesse sentido, estudou-se algumas práticas tradicionais, como os estágios supervisionados ou programas de iniciação científica. No entanto, verificou-se que ainda é necessário incentivar e inserir maiores práticas de politecnia nas graduações. Objetiva-se poder contribuir para o esclarecimento de profissionais da Educação quanto à modificação ou inclusão dessas vertentes em suas práticas, baseando-as na importância da valorização do trabalho e do sujeito, enquanto principal força motriz da sociedade capitalista e, porventura, incentivar essas discussões nas escolas de nível superior no Brasil.