FACETAS DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SABERES DO PROFESSOR

Autores

  • Mariza Almeida Rosa Pereira marizaalmeida@discente.ufg.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Tácio Assis Barros tacio_barros@discente.ufg.br
    Universidade Federal de Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira camila.oliveira@ufg.br
    Universidade Federal de Jataí

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica realizada no bojo de investigações desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e tem como objeto a reestruturação do trabalho docente analisada à luz de duas facetas: as avaliações externas e o conceito de saberes docentes. O objetivo, portanto, é debater as múltiplas facetas do trabalho docente, tomando como referencial de análise para esse processo de reestruturação em curso as avaliações externas engendradas pelos sistemas de educação e o debate contemporâneo acerca dos saberes docentes. Apoiados em referenciais nacionais e internacionais que configuram o arcabouço bibliográfico, os resultados parciais (uma vez que as pesquisas as quais se filiam estão em andamento) do estudo em tela apontam que as avaliações externas têm contribuído para a responsabilização do professor pela “qualidade” da educação e o conceito de saberes docentes, porque polissêmico, tem sido cooptado pelo Estado gestor, contribuindo, portanto, para esse processo de reconfiguração do trabalho docente.

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Publicado

02.10.2023

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Como Citar

ALMEIDA ROSA PEREIRA, Mariza; ASSIS BARROS, Tácio; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, Camila. FACETAS DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS E SABERES DO PROFESSOR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 275–284, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/623. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula