“QUEM SOLTOU O PUM?” NOÇÕES MATEMÁTICAS EM UMA HISTÓRIA QUE SAIU DA CAIXA
Resumo
Este texto tem por objetivo identificar noções matemáticas que podem ser ensinadas, a partir da história infantil Quem soltou o Pum?, utilizando como recurso didático as caixas que “contam histórias”. Foram mobilizados referenciais teórico-metodológicos que defendem o uso da literatura infantil e dessas caixas como uma importante ferramenta para ensinar matemática. De acordo com os referenciais, as caixas são capazes de despertar a ludicidade e o imaginário das crianças e, ao mesmo tempo, explorar conceitos matemáticos de um modo interdisciplinar. A proposta de elaboração desta atividade foi apresentada na aula de Fundamentos e Metodologia de Matemática I, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Jataí. A partir dela, escolheu-se para a atividade a história infantil Quem soltou o Pum?, escrita por Blandina Franco e José Carlos Lollo. Dentre os principais resultados, verificou-se que a história contada e problematizada pode favorecer a observação, o registro e a ampliação do vocabulário da criança. Diversas possibilidades puderam ser identificadas no ensino de noções matemáticas: dentro e fora, grande e pequeno, em cima e debaixo, entre outras. A história toca em questões como respeito, educação e senso crítico. A proposta pode se adequar tanto ao ensino presencial, quanto ao ensino remoto.