O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OPORTUNIDADE DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Fausto Afonso Pereira Santos Universidade Federal de Goiás
  • Marcelo Almeida de Souza Universidade Federal de Goiás

Resumo

Em vista da pandemia da Covid-19, a maioria das instituições de ensino adotaram uma forma de ensinar remotamente que não é presencial, mas não é o mesmo que Educação a Distância EaD. Esse trabalho tem o objetivo de compreender um pouco sobre a EaD e o ensino remoto emergencial, e como ele pode possibilitar inovações educacionais. Para isso pesquisamos sobre como foi o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) na rede pública estadual de ensino do Estado de Goiás, e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto de Matemática e Estatística (IME), na Universidade Federal de Goiás (UFG). Quanto à metodologia, esta pesquisa é de cunho qualitativo e utilizamos o procedimento bibliográfico e documental. Um dos resultados desse trabalho é uma discussão e conhecimento levantado acerca de inovações educacionais, sobre o ensino remoto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) disponíveis para ministrar uma aula remotamente. Outro resultado é a criação de uma vídeoaula de Matemática do conteúdo de Geometria Espacial, gravada no Google Meet, e apresentada com o OpenBoard, usando o Geogebra para medir ângulos entre retas reversas e entre arestas de um tetraedro regular.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

PEREIRA SANTOS, F. A.; ALMEIDA DE SOUZA, M. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OPORTUNIDADE DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 391–396, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/635. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática