O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OPORTUNIDADE DE INOVAÇÕES EDUCACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Em vista da pandemia da Covid-19, a maioria das instituições de ensino adotaram uma forma de ensinar remotamente que não é presencial, mas não é o mesmo que Educação a Distância EaD. Esse trabalho tem o objetivo de compreender um pouco sobre a EaD e o ensino remoto emergencial, e como ele pode possibilitar inovações educacionais. Para isso pesquisamos sobre como foi o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP) na rede pública estadual de ensino do Estado de Goiás, e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Instituto de Matemática e Estatística (IME), na Universidade Federal de Goiás (UFG). Quanto à metodologia, esta pesquisa é de cunho qualitativo e utilizamos o procedimento bibliográfico e documental. Um dos resultados desse trabalho é uma discussão e conhecimento levantado acerca de inovações educacionais, sobre o ensino remoto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) disponíveis para ministrar uma aula remotamente. Outro resultado é a criação de uma vídeoaula de Matemática do conteúdo de Geometria Espacial, gravada no Google Meet, e apresentada com o OpenBoard, usando o Geogebra para medir ângulos entre retas reversas e entre arestas de um tetraedro regular.