CULTURA MAKER PARA UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL: PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Brunno André Ruela Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Amaral de Freitas Machado Universidade Federal de Goiás
  • Nayara Borges de Oliveira Corrêa Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Nobre Vargas Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da cultura maker para uma aprendizagem para a apropriação de conhecimentos e a formação crítica-transformadora por meio da construção de artefatos de interesse social. Pautados nos princípios de uma pesquisa participante, desenvolveu-se junto aos alunos um carrinho de brinquedo movido a energia solar, que serviu como bases para a discussão de conhecimentos socias, científicos, tecnológicos e do meio ambiente. Os resultados apontam que a proposta de ensino situa o aluno como um sujeito ativo do processo, levando o desenvolvimento omnilateral dos sujeitos. Em conclusão, a cultura maker pode ser utilizada para a mediação do conhecimento, rompendo o viés pragmatista e tecnicista que a acompanham desde seu nascimento.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

RUELA, B. A.; AMARAL DE FREITAS MACHADO, A. P.; BORGES DE OLIVEIRA CORRÊA, N.; NOBRE VARGAS, G. CULTURA MAKER PARA UMA EDUCAÇÃO OMNILATERAL: PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 558–570, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/656. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental