INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Leandro de Oliveira Garcia Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás/IFG, Câmpus Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás/IFG, Câmpus Jataí

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa qualitativa, tipo explicativa, em andamento, em nível de mestrado profissional. O principal objetivo foi verificar se a educação ambiental é desenvolvida como uma prática educativa integrada, nas disciplinas de Ciências da Natureza e de Geografia, em turmas de 6º ano, em três escolas de Jataí entre 2018 e 2019. Os resultados apontam como fatores para a não interdisciplinaridade à Educação Ambiental, diz sobre a falta de tempo devido a carga horária excessiva, principalmente para a maioria dos professores temporários. Assim, a realidade socioambiental deixa de ser problematizada pelos programas escolares. E se forem descontextualizadas, sem caráter participativo, dificilmente promoverá mudanças para a formação de indivíduos capazes de tomar decisões.

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Publicado

23.10.2023

Como Citar

DE OLIVEIRA GARCIA, L.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 57–61, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/669. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação ambiental, cidadania e Sustentabilidade

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