DOCUMENTÁRIO PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ENTRELAÇAR DE VIDAS ENTRE O PESSOAL E O PROFISSIONAL
Resumo
O documentário Professores de Matemática: entrelaçar de vidas entre o pessoal e o profissional foi apresentado como produto educacional no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí como proposta de recurso pedagógico para formação de professores. Por meio da metodologia história oral de vida, foram coletadas narrativas de cinco professores de Matemática, do quadro efetivo de escolas públicas estaduais de Jataí, que lecionam no Ensino Médio. No documentário eles relatam suas experiências e trajetórias, que foram trabalhadas para que o expectador reflita sobre os sentidos e os sentimentos da carreira docente. A imagem é um testemunho visual, no qual se pode detectar uma série de dados que dificilmente poderia ser mencionada pela linguagem escrita. Esse trabalho analisou e expôs valores, perspectivas subjetivas e interpretações sobre a vida dos professores. Um documentário não estimula apenas a percepção estética no espectador; ela ativa a consciência social, seja de forma direta ou indireta. Dessa forma, por meio de entrevistas, de diálogos e de provocações, esse documentário expôs memórias, emoções e angústias dos professores participantes.