INVESTIMENTO EM CULTURA, BENS CULTURAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: A CONFIGURAÇÃO DESSA RELAÇÃO

Autores

  • Maria Aparecida Gomes Vieira Universidade Federal de Goiás
  • Luciana Soares da Costa Universidade Federal de Goiás
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Resumo

O objetivo desse trabalho consistiu em analisar a relação entre o investimento em cultura de cada estado brasileiro e a quantidade de bens culturais disponíveis, assim como qual a relação entre a quantidade de bens culturais disponíveis à população e o desempenho escolar dos estudantes brasileiros em cada estado. Foram utilizados dois tipos de regressão, a simples (para avaliar como o investimento em cultura se relaciona ao número de bens culturais) e a quantil (para avaliar como número de bens culturais disponível em cada estado se relaciona ao desempenho desse estado em ciências). O número de bens culturais em cada estado relaciona-se com o investimento que esse estado faz em cultura. Sobre a relação entre o número de bens culturais e o desempenho escolar em ciências, os resultados permitem afirmar que apenas os estados com os desempenhos escolares mais baixos são afetados significativamente pelo número de bens culturais.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

GOMES VIEIRA, M. A.; SOARES DA COSTA, L.; BORGES VILELA RIBEIRO, E. INVESTIMENTO EM CULTURA, BENS CULTURAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: A CONFIGURAÇÃO DESSA RELAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 53–58, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/737. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade