ANALISE DISCURSIVA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Daniel José Rocha Fonseca Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí
  • Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí

Resumo

O trabalho tem como objetivo específico cotejar diversos ditos e não ditos sobre a Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa coletou dados por meio de documentos oficiais, textos e materiais que já foram publicados na literatura, utilizando como abordagem teórico-metodológica particularmente construtos teóricos propostos por Michel Foucault. Revisando parte da Constituição de 1988 e do Plano Nacional de Educação, averígua-se que a BNCC tem afirmado um caminho de regularidade argumentativa. Por outro ângulo, percebe-se também que a BNCC é cerceada por falas que lutam para desmantelar a liberdade produtiva dos seus sentidos. Analisando este circuito semiótico, infere-se que a BNCC pode estar encerrando seu estilo de pensamento num enraizamento de verdades que impediram a representação de outros interesses e estratégias do saber. Do ponto de vista do resultado, a pesquisa tem demonstrado que a BNCC está apoiada numa regulação que criará novas formas de sociabilidade educacional brasileira

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

ROCHA FONSECA, D. J.; FARIA DOS SANTOS PANIAGO, M. de L. ANALISE DISCURSIVA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 46–50, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/791. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagem, Cultura, Sociedade