VISÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFG/REGIONAL JATAÍ EM RELAÇÃO À CARREIRA DOCENTE APÓS PARTICIPAÇÃO NO PIBID.

Autores

  • Gerline Teixeira de Lima Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Kamila Rodrigues Coelho Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí

Resumo

A evasão de cursos de licenciatura, especialmente na àrea de Física é alarmante, causando um déficit alarmante destes profissionais , prejudicando assim, a formação científica no Ensino Médio. Para tentar recuperar esta evasão, o governo tem realizado diversos esforços para aumentar a oportunidade de formação de professores, dentre eles, a criação de um projeto institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) que tem a finalidade de apoiar cursos de licenciatura e estimular a formação e seguimento da carreira docente de Educação Básica. Reconhecendo a importância do PIBID, o presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados e impactos do PIBID de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG)/ Regional Jataí na formação de seus licenciandos em Física. Para isso, aplicamos um questionário para os alunos que participaram do PIBID no período 2009 - 2013. Além disso, realizou-se uma entrevista com o coordenador do programa deste período. Para a análise dos dados, utilizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados obtidos demonstraram criticamente a atuação do PIBID no processo de formação dos alunos expondo que nem todas as categorias propostas pelo subprojeto do curso estão sendo cumpridas e que isto dificulta o interesse do aluno frente à carreira docente.

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

TEIXEIRA DE LIMA, G.; RODRIGUES COELHO, K. VISÃO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFG/REGIONAL JATAÍ EM RELAÇÃO À CARREIRA DOCENTE APÓS PARTICIPAÇÃO NO PIBID. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 161–173, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/805. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente