A QUE(M) SE DESTINAM AS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA DÉCADA DE 1990?

Autores

  • Thiago Wedson Hilário Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás
  • Vanderleida Rosa de Freitas Queiroz Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás
  • Helaíny Waniessy Kenia Rodrigues Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás

Resumo

A educação brasileira ao longo de sua história passou por inúmeras mudanças ocasionadas pelas constantes reformas instituídas por aqueles que estavam à frente da pasta educacional. Tais reformas refletiram em um sistema ainda em construção e visivelmente influenciável. De forma mais intensa a partir da década de 1990 se observa que os organismos multilaterais têm tomado as rédeas e ditado o que se ensina, o porquê e a quem deve ser ensinado. Buscamos apresentar um breve histórico das reformas já implementadas em nossa educação desde o desembarque da Companhia de Jesus no período colonial até as recentes investidas neoliberais implantadas como políticas públicas numa perspectiva de Estado Mínimo com o fim de mostrar à comunidade internacional que é um país competitivo em termos econômicos e justo socialmente. Por fim o que observamos é que as reformas educacionais, em especial as implantada a partir da década de 1990, foram defendidas e concretizadas não somente para atender à universalização da educação escolar e da democratização das oportunidades educacionais, mas para adequar a educação ao cenário de mudanças das relações sociais, culturais e, principalmente, econômicas da nova conjuntura neoliberalista.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

HILÁRIO, T. W.; DE FREITAS QUEIROZ, V. R.; RODRIGUES SILVA, H. W. K. A QUE(M) SE DESTINAM AS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA DÉCADA DE 1990?. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 179–188, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/807. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula