FORMAS GEOMÉTRICAS: um novo olhar sobre o outro, o espaço, as figuras e formas.
Resumo
O presente artigo foi escrito para apresentação e discussão dos resultados da aplicação de uma sequência didática envolvendo formas geométricas. As atividades foram realizadas no mês de outubro do ano de 2016 em uma turma do 2º e outra do 3º anos do Ensino Fundamental I. As atividades da sequência didática, mediadas pelas professoras pesquisadoras, proporcionaram aos estudantes um novo olhar sobre o espaço, figuras e formas. Sendo capazes além de nomear as formas geométricas perceberem suas particularidades, diferenças e, que as mesmas fazem parte do cotidiano em que vivemos. Aproveitamos o momento para ensinar às crianças os sinais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das formas geométricas estudadas e, dialogar sobre a importância de incluir e aceitar o outro (seja este surdo ou não). A construção do conhecimento a partir da interação entre alunos, professor, meio ambiente foi perceptível. Não podemos deixar de salientar a importância dessa construção a partir do uso da tecnologia acompanhado de problematizações, reflexões e mediações realizadas pelas professoras pesquisadoras. Essa pesquisa evidencia-se como um estudo de caso no qual se analisou duas turmas de um todo de dez turmas da instituição campo.