ALISAMENTO CAPILAR - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Thaís de Souza Lima Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Jataí

Resumo

A presente investigação tem o objetivo de contribuir com a formação crítica cidadã envolvendo a discussão de conteúdos sobre alisamento capilar e implicações relacionadas à exposição ao formaldeído e ao tioglicolato de amônio. Para essa contribuição, a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) permitiu realizar análises quantitativas envolvendo a determinação da concentração de formaldeído e tioglicolato de amônio em cosméticos. Como forma de contextualização nossos resultados apontam para a discussão química a partir de um contexto social com foco em problemáticas presentes em salões de beleza, como por exemplo o uso indevido de formaldeído em alisantes capilares. Concluímos que o uso da técnica de RMN pode permitir aos indivíduos possibilidades de abstração e popularização da ciência, mostrando-os algumas formas de atuação do químico na sociedade.

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

DE SOUZA LIMA, T.; MACHADO BENITE, C. R. ALISAMENTO CAPILAR - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 241–252, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/813. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química