CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DO IFG CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Sergio Henrique de Almeida Instituto Federal de Goiás
  • Carlos Cézar da Silva Instituto Federal de Goiás

Resumo

Com este trabalho buscou-se analisar as contribuições da tecnologia de Realidade Aumentada para o ensino do conteúdo de Isomeria em Química Orgânica ministrado no 3º ano dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Edificações integrados ao ensino médio em tempo integral do Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí. Foram utilizados os aplicativos Avogadro e FLARAS para a modelagem em terceira dimensão (3D) dos objetos virtuais e o desenvolvimento da aplicação interativa respectivamente. A proposta da pesquisa se baseou na perspectiva de que o aluno conseguisse êxito nas atividades utilizando a tecnologia, além do mesmo ser capaz de expressar de forma escrita, as argumentações de suas respostas. Sendo assim, para o levantamento de dados e posterior análise de conteúdo foram aplicados questionários durante e após a realização da pesquisa. Como resultado, sugere-se que o uso da Realidade Aumentada contribui para a aprendizagem dos conteúdos, podendo ser utilizada como apoio no processo no ensino de Química. No entanto, ressalta-se que mesmo abordando um tema específico, deve-se levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos.

Downloads

Publicado

30.10.2023

Como Citar

DE ALMEIDA, S. H.; DA SILVA, C. C. CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO DO IFG CÂMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 253–267, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/814. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química